Conheça as principais técnicas de SEO para aplicar em seu blog e veja como melhorar o seu posicionamento e obter mais cliques em seu site!

Dentro dos inúmeros segmentos que compõem o vasto universo do marketing digital, existe uma sigla que, com certeza, você ao menos já viu por aí em nosso blog ou em diversas outras páginas na internet: SEO.

Mas afinal, o que significa SEO e por que ele é tão importante para a estratégia de marketing digital da sua empresa?

Significado de SEO

A sigla SEO é uma abreviação de ‘Search Engine Optimization’ que, traduzindo para o bom português, significa ‘Otimização para Mecanismos de Busca’, como o Google, por exemplo.

Sendo assim, o SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias que otimizam o seu site ou blog para que eles tenham melhores posições, destaque e visibilidade quando as pessoas procuram por algo relacionado ao seu negócio em um mecanismo de busca na web.

Dicas SEO para blog

Mas quer saber o melhor de tudo? Uma boa estratégia e aplicação de SEO podem trazer resultados de maneira orgânica, fazendo que sua empresa figure em uma posição de destaque sem precisar investir em anúncios nas plataformas de busca. E para isso, ter um blog é o primeiro passo fundamental para você criar a sua estratégia.

A importância de um Blog

O blog é uma das mídias mais importantes de toda e qualquer empresa nesta era digital. Através dele, você capta e avança leads nas etapas do funil de conversões, nutre seus leads com conteúdos relevantes e demonstra autoridade e expertise no seu ramo de negócios.

Mas não é só isso!

Você sabia que o blog é uma mídia fundamental para contribuir com um melhor posicionamento orgânico nos buscadores e gerar mais tráfego para o seu site? Sendo assim, você já deve ter percebido que o seu blog é o primeiro passo para a criação de uma estratégia de SEO efetiva para o seu negócio.

Dicas SEO para blog

A seguir, você fica por dentro de 5 das principais técnicas de SEO para aplicar em seu blog para melhorar o seu posicionamento e, consequentemente, obter mais cliques em seu site!

1 – Tenha o blog dentro do seu domínio

Apesar de existirem ótimas ferramentas disponíveis para a publicação de conteúdos, como o Medium, por exemplo, o primeiro passo para você obter mais tráfego em seu site ou blog é hospedá-lo em seu domínio (ex: seusite.com.br/blog).

Isso faz com que seu site, semanalmente, mensalmente, ou de acordo com o seu cronograma de publicações em seu blog, receba cada vez mais páginas indexadas recheadas de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e se torne cada vez mais relevante nos quesitos de indexação dos buscadores.

E por falar em palavras-chave, temos a deixa ideal para o segundo ítem da lista.

2 – Faça uma lista de palavras-chave

Após criar o seu blog no mesmo domínio do seu site, é hora de definir uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu negócio para que suas publicações sejam facilmente encontradas quando as pessoas buscarem algo relacionado ao seu negócio ou ramo de atuação.

Primeiro é importante dizer que, atualizados constantemente, os algoritmos mais atuais são capazes de reconhecer sinônimos e até mesmo frases completas, o que chamamos de ‘long tail keyword’, proporcionando assim, mais liberdade para a sua escrita e, ao mesmo tempo, a aplicação correta do SEO.

Dicas SEO para blog

O primeiro passo para a definição de sua lista é se colocar no lugar de seu cliente e mapear as possíveis perguntas ou dúvidas que ele faria em relação ao seu negócio.

Vamos a um exemplo prático:

Suponhamos que você tenha uma empresa que desenvolve softwares de gestão para outras empresas. Sendo assim, claramente uma de suas keywords será softwares de gestão, tendo sua variação long tail relacionada a uma hipotética pergunta que um cliente que busca tais soluções no Google faria ao iniciar sua pesquisa:

‘Melhores softwares de gestão’

Com isso, você deverá produzir seus conteúdos de maneira que essas palavras chaves, frase e todas as suas variações com a utilização de sinônimos, apareçam o maior número de vezes possível em seu texto, além de inseri-las na descrição e no alt-text das imagens que você utilizar para ilustrar o seu post.

Não sabe por onde começar? Calma! Algumas ferramentas disponíveis podem dar o empurrãozinho que você precisa para criar a sua lista. São elas:

  • Google Keyword Planner
    O mecanismo de busca mais popular da web não poderia deixar de oferecer uma ferramenta para você crescer através da plataforma, não é mesmo? Para utilizar o planejador e encontrar sua lista de palavras-chave, além de dados como média de pesquisas mensais de cada palavra e outras informações relevantes, basta ter uma conta de anúncios no Google criada, sem necessariamente precisar anunciar na plataforma para utilizá-la e obter os insights que você precisa para definir a sua lista.

  • Ubersuggest
    Uma ferramenta gratuita que fornece uma lista de palavras-chave relacionadas a um termo e ainda informa pra você dicas de conteúdo com a palavra, dados como seu volume de busca, custo por clique (CPC) e muito mais.

  • SEMrush
    Muito mais do que palavras-chave, o SEMrush também oferece uma visão de como os links aparecem no Google para cada keyword, fazendo com que você identifique seus concorrentes com mais facilidade e tenha dados precisos para uma tomada de decisão mais efetiva para suas estratégias de marketing digital.

3 – Instale plugins de SEO em seu blog

Alguns CRMs, como o WordPress, por exemplo, permitem a instalação de plugins com funcionalidades específicas para o seu site ou blog, dentre elas, plugins que facilitam a utilização de técnicas de SEO em seus conteúdos.

Dicas SEO para blog

Com uma ferramenta dessas, você tem informações do volume de suas palavras-chave no texto, sugestões de melhorias, campos para edição de slugs e meta descrições e muito mais para otimizar ainda mais os seus textos.

4 – Utilize títulos criativos

Um bom título é a porta de entrada para aumentar o número de acessos e sua posição nos buscadores. Além de ser criativo, a utilização de palavras-chave definidas em sua lista é essencial para alavancar seus resultados.

Além do título, procure também inserir subtítulos ao longo do texto que contenham variações de suas palavras chave, pois como mencionado anteriormente, os algoritmos são capazes de identificá-los e considerá-los para a indexação de seu blog.

Utilizando a ferramenta de análise de SEO, você também pode conferir se o número de caracteres do seu título está dentro dos padrões da prévia dos buscadores e também editar o slug de maneira independente para otimizar ainda mais o seu conteúdo.

5 – Use e abuse de links de saída

Para um conteúdo mais rico e que, de quebra, mantém o usuário em seu domínio por mais tempo e ainda é ainda é uma técnica de SEO recomendada para melhorar a indexação de seu site, procure inserir diversos hiperlinks para páginas do seu próprio site e outros artigos do blog relacionados àquele conteúdo ao longo de seu texto.

Dicas SEO para blog

E aí? Que tal começar a colocar a mão na massa e dar uma geral hoje mesmo em seu blog para otimizar seus resultados?

Quer se aprofundar mais no assunto ou ficar por dentro de outros temas e técnicas para melhorar suas campanhas digitais?

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Até a próxima!