Chegamos no quinto capítulo desta série em que nosso time de designers apresenta suas referências em design gráfico para se inspirar! E se você é designer, ilustrador ou um entusiasta criativo, já sabe o quão importante é o uso de referências e influências para desenvolver o seu trabalho.

E aí, tem gostado do conteúdo até aqui? Então fique ligado! No texto de hoje, apresentaremos os designers Luca Barcellona, Eduardo Aires e Magdiel Lopez, apresentados pelos nossos feras do design Raul Pereira, Rafael Ariani e Breno Oshiro.

Luca Barcellona

Designer gráfico e calígrafo, o italiano Luca Barcellona leva para a arte milenar da escrita manual composições marcantes e expressivas. Ele usa o lettering como principal componente de suas criações e assim liga uma prática tão antiga à linguagens e ferramentas disponíveis na era digital. As letras se tornaram o principal elemento de suas criações, quando em 1999, Lucca entrou em cena após se formar como designer gráfico.

Desde então, passou por todos os campos no universo tipográfico, da impressão tipográfica até o desenho de fontes. Seu currículo é vasto, em 2003 fundou o coletivo Rebel Ink e seis anos depois, em 2009, trabalhou ao lado do calígrafo Klaus Peter Schaffel para o Museu Nacional de Zurique, onde juntos reproduziram em grande escala um globo do ano de 1569, tendo como ferramentas materiais originais, tais como pena de ganso e tintas naturais. Ele criou letterings exclusivos para marcas como Carhartt, Nike, Mondadori, Zoo York, Dolce & Gabbana, Sony BMG, Seat, Volvo, Universal e Eni. Já seus projetos autorais envolvem a criação da sua própria linha de roupas e o lançamento de seu livro ‘Take Your Pleasure Seriously’ publicado pela Lazy Dog Press em 2012

No website do designer você tem acesso a mais informações e suas obras.

Eduardo Aires

Eduardo Aires é um designer gráfico português que vive e trabalha na cidade do Porto. Iniciou sua formação acadêmica na Alemanha, passou por Coimbra e depois pela cidade do Porto, onde se estabeleceu em 1987 para terminar seus estudos. No mesmo ano tornou-se docente no Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde leciona até hoje. Em paralelo a docência, no mesmo ano, Eduardo funda o Studio Eduardo Aires, onde está à frente de projetos de branding, packaging e editoriais.

Detentor de uma linha de design mais sóbria, bem ao estilo europeu, Eduardo tem colaboração em projetos de grande destaque tais como: CTT – Correios de Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Moeda. 

Rafael conta um pouco sobre como teve contato com o designer:
“Mas foi através do projeto de identidade visual da cidade do Porto que conheci seu trabalho, um projeto no qual explodiu minha cabeça em relação a um gigantesco sistema visual, organizado, detalhado, vivo e em constante crescimento. Projeto esse que recebeu grande destaque internacional, ganhando vários prêmios.” 


“O que mais impressiona nesse projeto é sua grandeza e representatividade, por se tratar de uma identidade na qual cada cidadão deve se sentir parte, e o mais interessante foi a solução encontrada, um grande padrão gráfico feito com pictogramas que representam cada canto da cidade, com um visual que remete aos famosos azulejos portugueses. Muitas vezes ao criar uma marca para um negócio temos o grande desafio de criar uma identificação com o público, imagine para uma cidade inteira com milhões de cidadãos? Isso é incrível…” – Comentou nosso colega. 

Magdiel Lopez

Magdiel Lopez é um designer gráfico e artista digital cubano que ganhou notoriedade enquanto participava do #APosterADay Challenge no Instagram. 

A brincadeira consiste em postar uma arte por dia durante um ano. É um desafio manter os criativos motivados e em constante atividade. O designer tem um estilo bastante chamativo e diferente, usa seu conhecimento artístico para criar pôsteres surreais que abusam de gradientes, perspectivas, montagens, tipografia e às vezes até ilustração para criar visuais deslumbrantes. 

Em busca de liberdade e uma vida melhor, Magdiel deixou Cuba aos 15 anos de idade. Atualmente residente nos Estados Unidos, o artista desde que conquistou notoriedade, já apareceu no The New York Times, Cosmopolitan, Entrepreneur, e Awwwards, além de já ter trabalhado junto a grandes marcas como Apple, Nike e Warner Bros. Hoje é um mentor e criativo na Adobe e tem a sua própria agência, a Belmont Creative.

Você pode conferir mais de suas obras em seu site.

Stay tuned!

E aí, curtiu nossas indicações? Fique ligado que em breve traremos mais! Caso ainda não tenha acompanhado as outras edições desta série, em nosso blog você pode conferir os capítulos anteriores para não se perder e para conhecer artistas e novas inspirações.

E não se esqueça: siga a gente no Instagram para acompanhar nossos projetos e se inscreva também na nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo de marketing digital e design gráfico!

Até a próxima!