Com o aumento da competitividade e a criação de novos negócios a todo momento, ter uma marca forte e com design de qualidade, tornou-se cada vez mais essencial para se destacar e estar presente na memória do público. É aí que surge um termo muito conhecido pelos profissionais de marketing: o Branding! Siga lendo este artigo para entender mais sobre esse conceito e ficar por dentro do nosso processo de redesign de marca!

O que é branding?

Branding é um termo de origem inglesa (brand=marca) que significa o conjunto de ações realizadas para gerir uma marca e torná-la mais forte, sendo reconhecida pelo público, admirada e almejada. Seus resultados ocorrem de médio a longo prazo e, para isso, é preciso planejamento, estratégia, boas ideias e designers capacitados. Mas, afinal, o que é uma marca?

Segundo o Dicionário de Termos de Marketing:

Marca é a identificação sob a forma e nome, símbolo, termo, desenho ou alguma combinação de todos, que diferencia um produto de seus similares

Ou seja, é algo único que permite sua identificação imediata pelo público, sendo por imagens, slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual e verbal.

Tente se lembrar de alguma rede de fast food com as cores vermelho e amarelo. Você pensou em McDonald’s. Acertei? Isso acontece, pois, ao longo de 65 anos, a empresa dos “arcos dourados” utilizou as mesmas cores, símbolos, termos, entre outros componentes para reforçar sua marca e identidade visual, gerando associação imediata em seu público e fazendo com que, por exemplo, o “M” amarelo fosse reconhecido à distância. O mesmo acontece com o Nubank que, ao escolher o roxo como cor principal e reforçá-la em sua comunicação visual e escrita – usando o termo “o roxinho” para se referir ao seu cartão- tornou-se facilmente identificável. Ao conferir o Instagram desta empresa, por exemplo, podemos perceber o cuidado em fortalecer sua marca ao compor praticamente 100% de seu feed com tons arroxeados. 

E na opinião do Studio61?

Ao entender o que é marca e identidade visual, fica claro o papel e importância do branding para qualquer negócio. Para o Studio61, posicionamento, personalidade e forma são pontos de partida para construir o branding de nossos parceiros, sempre alinhados às tendências, mercados, públicos e produtos. E falando sobre isso, hoje vamos contar como a nossa marca surgiu e o melhor: porque ela mudou!

Primeiro Logo do Studio61, em preto e branco.
Studio61: de 2007 a 2016.

Entenda o redesign de marca

Segundo o conhecido comunicador Neil Patel, rebranding (ou redesign de marca) é o ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto, tendo como objetivo mudar a percepção do público com relação à marca.

Mas essa não é uma tarefa fácil! Se a implementação de uma estratégia de branding não acontece da noite para o dia, ressignificar a percepção de seu público também exige muita dedicação, estratégia e planejamento. Embora essa seja uma decisão difícil, ela é importante, afinal, de nada adianta ter uma marca forte se ela já não representa a realidade.

Lembramos que esse processo não significa, obrigatoriamente, mudar todos os componentes de uma marca. No Studio61, por exemplo, o redesign ocorreu somente na identidade visual, mantendo outros aspectos da comunicação.

Para contar a nossa história com o branding, Igor, um dos sócios da agência, fez uma retrospectiva e voltou em 2007, quando tudo começou.

Studio61 deixa sua marca!

O Studio61 nasceu da união de 3 diretores de arte que saíram do mercado de agências para somar suas experiências a fim de atender seus próprios clientes. Com o foco inicial de prestar serviços de design e publicidade para startups, pequenas e médias empresas, o  viés da agência ainda estava muito atrelado ao design gráfico e ao branding, áreas de suas primeiras especialidades em tempos que o marketing digital engatinhava e a publicidade ainda reinava na mídia impressa.

Assumindo a pegada “low profile”, o Studio61 ganhou projeção, principalmente, no “boca a boca”. A comunicação nasceu discreta, minimalista, muito atenta aos aspectos gráficos e, principalmente, aos trabalhos representados no portfólio, somados aos clientes que conquistava, falavam pelo time. Eles sempre foram as estrelas de toda a comunicação.

A primeira marca, que era um resumo dos perfis pessoais de seus fundadores, o clássico “61” monocromático, caminhou com a empresa durante quase uma década. Nesse tempo, muitas histórias foram contadas, cases cheios de orgulho foram criados e, prestes a completar os primeiros 10 anos de vida, acompanhando as rápidas mudanças do mercado de comunicação, ganhando corpo e experiência em outras áreas (principalmente no marketing digital), foi decidido comemorar dando este presente para a agência: o redesign da sua identidade visual.

Em 2016, o Studio61 decidiu que, nos próximos 10 anos, vestiria amarelo. Era hora de por mais astral e energia na forma com que se comunicava, reinventar e evoluir formatos e processos e planejar o futuro, mantendo sua essência descontraída e otimista para encher de luz os próximos verões. A sensação de que o Studio61 conquistava sua personalidade própria e atingia um patamar de empresa consolidada foi embarcada neste processo. Isso foi muito além de um redesign: rejuvenesceu o espírito de todo o time, trouxe uma empolgação e animação que semanas depois já trazia frutos. Os clientes aprovaram e o mercado respondeu de uma maneira muito interessante. Ficou o sentimento de que o Studio61 passou a ir além, falando a língua de muito mais pessoas e abrindo mais portas.

Para muita gente faz sentido simplesmente mudar por mudar, como algo reciclável e obrigatório. Para muita gente, não. Mas o que se tem claro é que, por meio do design, existe uma interessante e inteligente porta para uma grande mudança, seja de posicionamento, rejuvenescimento e principalmente de espírito. A comunicação visual, sem dúvidas, é aquele primeiro impacto onde temos a possibilidade de mostrar muito sem dizer uma só palavra. É provocar a percepção do consumidor e trazer elementos extremamente influentes na decisão de compra, porém, falar de marca e de identidade visual é ir muito além do desenho. E nós amamos isso.

Logo Studio61 5 anos
2012: Studio61 5 anos.

É hora de mudar?

Viu só? No caso da nossa agência de marketing, reformular a identidade visual foi um passo importante para nos adequarmos às mudanças que passamos e representar verdadeiramente uma nova fase, reforçando nossa criatividade, animação e energia! 

Para encerrar, devemos lembrar que o mundo sofre mudanças constantemente e as empresas seguem o mesmo caminho. Por isso, repense sua marca, cheque quais são os propósitos de seu negócio e como deseja que ele seja percebido por seu público. Suas estratégias de branding não representam mais seu produto ou serviço? É hora de mudar! E para isso, conte com o Studio61, uma agência de marketing que tem o branding e o design gráfico como uma de suas especialidades e, com certeza, irá ajudar você na construção de uma marca memorável, seja pelo redesign ou pelo reforço de símbolos já existentes! Quer conferir? Siga-nos no Instagram e no Behance para conhecer nosso portfólio e acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades!