Há tempos que o Marketing Digital tem crescido substancialmente no mercado. Nesta década, mais especificamente, as ações aplicadas nos canais digitais, desde a manutenção de um site ou blog, até o relacionamento com a comunidade nas redes sociais, ganharam sentido e importância muito maiores do que tinham há alguns anos.

E, entre essas tantas descobertas e novas estratégias, além das muitas possibilidades, também não são poucas as dúvidas sobre como conhecer, aplicar e medir cada passo das estratégias adotadas. E hoje estamos aqui para apresentar uma em específico: o inbound marketing.

Querendo saber o que é inbound marketing e como aplicá-lo para melhorar de vez seus resultados? Siga com a leitura, tem muita coisa interessante para você!

Mas, afinal, o que é Inbound Marketing?

Você saberia responder a essa pergunta se alguém a fizesse para você?

Lá vai uma dica: se está difícil pelo termo técnico, lembre-se de explicá-lo em bom português. O Inbound Marketing é também conhecido como “Marketing de Atração” e, agora sim, como o próprio nome diz, consiste em estratégias aplicadas para atrair e engajar o cliente, aproveitando-se de oportunidades de contato e pontos de conversão apresentados a ele de forma passiva, e não ativamente, como visto no tradicional – e também eficiente – outbound.

Esta estratégia sustenta-se pela função prática de três pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Social Media. A ideia é trabalhar as estratégias em cada um destes pilares de forma complementar, em que uma permita a geração de maior valor agregado à outra, gerando uma conexão mais fluida e qualificada com o público.

Um bom exemplo disso é a integração de estratégias entre blog, redes sociais e ferramentas de relacionamento, como o email marketing. Enquanto o blog entrega conteúdo e, portanto, mais recursos para aprimorar o SEO, cabe à atuação nos canais de relacionamento fazer com que este material alcance mais pessoas que já se relacionam com a sua marca. Os resultados orgânicos, de pessoas de fora do funil, ficam por conta da melhora do seu posicionamento e ranking em SEO.

Como funciona a estratégia de inbound marketing?

Explicando de maneira mais clara: o objetivo do Inbound Marketing é utilizar de conteúdo relevante para atrair o público, permitindo os primeiros contatos deste com o seu negócio. Uma vez apresentados à marca, a manutenção da estratégia deve tratar de engajá-los e seguir demonstrando o seu compromisso em resolver problemas e ter uma marca ativa no dia a dia do seu público.

O “funil” do Inbound, por sua vez, consiste em 4 etapas principais de conversão (e que funciona como base para as etapas de conversão do marketing, que você já viu aqui no nosso blog, neste artigo): visitantes > leads > oportunidades > vendas.

A ideia, aqui, é incentivar o avanço dentro do funil exclusivamente por meio de conteúdo relevante: a cada etapa de conversão, a entrega de materiais educativos ao lead deve esclarecer mais dúvidas e, consequentemente, tornar-se mais importante em sua tomada de decisão.

Adotando essa estratégia, torna-se mais fácil apresentar novos argumentos, soluções da marca e até impulsionar a conversão do lead, transformando-o em cliente ou ativos importantes para o crescimento da sua popularidade.

Como pode melhorar os meus resultados?

A grande vantagem das estratégias de Inbound Marketing é o fato de elas incentivarem o interesse do lead por uma relação de conteúdos ou respostas apresentadas a ele por você. Aqui, antes da apresentação da solução ou de uma oportunidade de compra, o lead passa por importantes etapas de formação, que permitem a ele conhecer melhor o seu negócio, os seus propósitos e, por fim, o seu produto.

A tradução dessas estratégias em resultados também é bastante simples: o inbound não exige investimentos astronômicos e nem uma força de trabalho gigantesca para começar a dar certo. Ele é completamente ajustável à realidade do seu negócio. Basta adequar as ações aplicadas aos recursos disponíveis e, com o tempo, fazer ajustes que possibilitem manter o bom desempenho. O ideal é ter em mente as rotinas que a equipe deverá manter para a estratégia dar certo, um bom planejamento, um estudo consistente do tipo de conteúdo que será desenvolvido e da sua persona e, claro, ferramentas certas que podem te ajudar a manter tudo isso em ordem.

Também vale lembrar: a relevância das estratégias de inbound para o seu resultado ficará mais clara com o passar do tempo. Não é um método que deve ser avaliado em prazos curtos, de dias ou semanas. Siga fielmente as rotinas definidas no seu planejamento, que o retorno vem com o tempo e, após o surgimento dos primeiros bons números, a manutenção e ajustes da estratégia devem garantir longevidade para o seu sucesso.

O investimento é baixo em valores, mas, com dedicação e planejamento, o retorno poderá ser bastante satisfatório.

Certo, mas e agora?

Bom, agora a nossa dica é: estude e pense como as ações de inbound podem se aplicar ao seu negócio. E, claro, conte com a gente: estamos aqui para te ajudar a alcançar melhores resultados!

E não se esqueça de acompanhar nosso blog: estamos preparando mais conteúdos sobre inbound marketing, marketing de conteúdo e SEO, além de ótimas dicas sobre branding e design.

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