“Há três respostas para uma peça de design: sim, não e UAU! UAU é a que se deve buscar.”

Essa é uma das conhecidas frases de Milton Glaser, um ícone do design gráfico, referência para diversos profissionais da área, inclusive para nós do Studio61. Mesmo após seu falecimento, ocorrido no último dia 26 de junho, Glaser continuará inspirando nossas criações e não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem para esta lenda. 

Quem foi Milton Glaser?

Milton Glaser nasceu no sul do Bronx em 1929 e foi um dos maiores profissionais de design gráfico de todos os tempos. Marcado pela versatilidade, criatividade e produtividade, Glaser criou mais de 400 pôsteres ao longo de sua carreira, sendo o de Bob Dylan, o mais emblemático. Mas foi em 1977 que o designer desenvolveu seu trabalho mais popular, que ainda hoje estampa camisetas, adesivos e chaveiros: o logotipo “I love NY”. Na época, a cidade passava por um período decadente e Glaser aceitou o convite para desenvolver o logotipo de uma campanha para promover o turismo na cidade. Nem precisamos falar que foi um sucesso, não é mesmo?

Além de ser um grande responsável pela mudança da imagem de sua cidade natal, Glaser se tornou o primeiro designer gráfico a receber a Medalha das Artes do governo americano (2010), foi cofundador da revista “New York” e integrou o icônico Push Pin Studios, que revolucionou o design gráfico com suas capas de livros e discos, cartazes e tipografias.

Estes são apenas alguns dos feitos de Milton Glaser. Seus estudos, conquistas e criações são de grande importância até hoje e seria impossível resumir toda sua contribuição em apenas um artigo. Segundo Sérgio Godoy, um dos fundadores do Studio61:

“O mundo conhece Milton Glaser pelo famoso “I Love NY”, mas, sinceramente, lembrá-lo apenas por isso é muito pouco. Seu legado é muito extenso e, de fato, histórico. Seus conceitos e composições são brilhantes, o uso de cores é sempre marcante e inspirador. Impossível falar de design gráfico, sua evolução e seu papel sócio-cultural sem trazer o nome de Milton Glaser.”

Milton Glaser- fotografia do designer gráfico em seu studio

Studio61 e Glaser

Glaser falava muito sobre o papel e a importância do designer em transformar a sociedade através da arte aplicada na comunicação, mesmo que comercialmente e, mais do que apenas admirá-lo e tê-lo como referência, o Studio61 teve a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e construir aprendizados que nos acompanham até hoje.

Em 2007, Sérgio Godoy, um dos fundadores da nossa agência de design gráfico e marketing digital, teve o prazer e o privilégio de participar de um Summer Program de Milton Glaser na School of Visual Arts. Entre os convidados da semana, estavam ninguém mais, ninguém menos que Stefan Sagmeister -outro renomado designer gráfico americano, que já desenhou capas de álbuns para artistas como Lou Reed, Rolling Stones, David Byrne, Jay Z, Aerosmithe Louise Filli, uma designer de trabalho excepcional, colecionadora de projetos incríveis e premiada por organizações como Society of Illustrators e New York Art Directors Club.

“Foram duas semanas imersivas com Glaser e alguns convidados no Summer Program. Nesse período, ele fez muitas reflexões sobre onde e como queríamos chegar como designers. Nunca vou me esquecer de algumas falas ‘provocativas’ dele e, principalmente, da reflexão final do curso, que foi uma descrição completa de como imaginava minha carreira em 5 anos”, conta Sérgio. 

Mergulhe no mundo de Milton Glaser

Em muitos anos de trabalho, Glaser teve um grande impacto no design gráfico contemporâneo e foi autor de diversos livros e coletâneas sobre o tema. Para aprofundar-se ainda mais em sua história e projetos, indicamos alguns materiais complementares a seguir:

Site | www.miltonglaser.com/

Aqui você poderá encontrar conteúdos sobre a biografia de Milton Glaser, sua loja, entrevistas, trabalhos e muito mais!

Documentário | To Inform and Delight

Neste retrato documental, relata-se a notável produção artística de Glaser, desde projetos de jornais e revistas, logotipos e identidades de marca, a suas famosas gravuras, desenhos, pôsteres e pinturas. 1h13 de puro design!

Livro | Art is Work

Neste livro, Glaser reúne o melhor de sua produção artística e leva os leitores para compreenderem o desenvolvimento de suas ideias, de acordo com os princípios centrais do design, além de mostrar como a tecnologia pode oferecer oportunidades.

Studio61 e Milton Glaser: a lenda do design gráfico

Livro | The Design of Dissent, Expanded Edition: Greed, Nationalism, Alternative Facts, and the Resistance

Como comentamos, Glaser demonstrava interesse por questões políticas e sociais, sempre questionando como a arte e a comunicação podem impactar estas esferas. Nesta obra, o artista aborda estes assuntos, apresentando uma coleção global de trabalhos que envolvem questões como Black Lives Matter, protestos de Trump, crises de refugiados e meio ambiente.

Livro | Milton Glaser Posters: 427 Examples from 1965 to 2017

Neste livro, Milton Glaser reúne seus pôsteres criados entre 1965 e 2017, que são apresentados juntamente com comentários e descrições sobre seu processo criativo. Uma obra de leitura obrigatória para os amantes do design gráfico!

O legado

Nas últimas semanas, com Nova Iorque atingindo seu ápice de infectados pelo COVID-19, Milton Glaser ainda pensava em como sua arte poderia ajudar sua cidade, como conta em uma de suas últimas entrevistas, concedida ao repórter Jeremy Elias, do jornal The New York Times. Confira aqui a matéria completa.

“O design começa com o desejo de alterar uma condição existente…”, afirma Glaser.

O Studio61, como uma agência de design gráfico e marketing digital, reconhece e agradece imensamente Milton Glaser por sua contribuição e influência, que impactou diversos profissionais e aspirantes a designers, inclusive nós mesmos. Com certeza, Glaser deixará profundas mudanças em diversas gerações desta área e continuará presente em nossas referências e projetos. Nosso muito obrigado! 

Quer conhecer outros profissionais que nos inspiram? Acesse este artigo! E para continuar acompanhando nossos conteúdos, inscreva-se em nossa Newsletter!