Melhores sites para pegar referências em UX Design!

Elemento importantíssimo das boas práticas de marketing e comunicação, o design se mostra diariamente uma área em que é necessário estar em contato constante com os melhores profissionais e as principais tendências do mercado. E quando se fala de inovação, esta necessidade se faz ainda mais presente. Por isso, hoje o assunto tem tudo a ver com as atualizações e os ‘novos ares’ do mercado: por isso hoje vamos te dar dicas de melhores sites para pegar referências em ux design!

Artigo novo, carregado de ótimas dicas e uma lista com os melhores sites para pegar referências em ux design! Afinal, o primeiro passo para criar um conteúdo rico e atrativo é justamente consumir outros conteúdos tão qualificados quanto o que se pretende produzir.

Então prepare a pasta dos favoritos e vem dar uma olhada nas dicas de hoje!

Like for like: o que encontrar no Instagram?

Começando do ‘básico’: o Instagram, muito além das tendências ‘moods’ e das fotos com a galera no final de semana, é um prato cheio para ótimas referências em diversos mercados. E, como não poderia deixar de ser, o mesmo vale para o ux design!

Justamente por ser uma rede social em que os conteúdos são descobertos pelo visual e seu sucesso será diretamente influenciado pelo impacto que criam à primeira vista, a rede social do grupo de Mark Zuckerberg se destaca pela infinidade de conteúdos e referências em UX que podem ser encontradas com alguns poucos minutos de buscas.

Comece seguindo hashtags com palavras-chave da área para encontrar grandes profissionais e perfis ‘agregadores’ de conteúdo. Depois, passe a seguir estes conteúdos e tenha seu feed sempre atualizado com ótimas referências.

Tendência = Pinterest

O Pinterest, por sua vez, segue um caminho bem parecido com o do Instagram, com o diferencial de que, aqui, o principal recurso são as coleções: os usuários, além de postar novos conteúdos, podem agrupá-los em categorias, que ficam públicas para que outros usuários as encontrem e adotem aos seus perfis ou passem a seguir essas bibliotecas.

Dessa forma, é possível acompanhar o que os usuários costumam seguir de acordo com conteúdos correlacionados aos que estiverem inclusos nestas bibliotecas.

O apelo visual aqui também é grande, talvez ainda maior do que no Instagram, e ganha diferenciais poderosos com as experiências em tela cheia proporcionadas pelos formatos das imagens aceitas pela rede social.

Ah, o Ux… Projetos no Dribbble

O Dribbble (assim mesmo, com 3 b’s) é uma comunidade online, onde designers do mundo todo podem compartilhar seus projetos e receber (ou fornecer) feedbacks nas publicações da plataforma. Compartilhável em outras redes sociais, como Twitter, Insta e Pinterest, tem seu poder no fato de que funciona como um grande depositório de portfólios, além das indicações de publicações relevantes que aparecem em cada projeto visualizado.

E, sim, a quantidade de projetos de UX aqui é grande, além de apresentar projetos de outras diversas categorias de arte e design gráfico.

Portfólios de #responsa

Algumas plataformas se destacam por serem os ambientes perfeitos onde encontrar e publicar os melhores #trampos! Vem dar uma olhada:

Behance

Famosa principalmente por fazer parte da família Adobe, esta rede social é uma das queridinhas pelos artistas do mercado em geral e uma das que mais se ouve falar quando o assunto é criação e divulgação de portfólios.

Também apresentando uma gama imensa de formatos de conteúdos e numerosos artistas, o Behance sabe se aproveitar da popularidade dos softwares de criação e edição da Adobe para criar uma comunidade poderosa de artistas em suas páginas.

Não é nem um pouco difícil encontrar grandes designers e projetos de grandes marcas entre os materiais disponíveis na plataforma.

Uxfol.io

Este sim, idealizado, planejado e criado para o mercado de UX. Mesmo que ainda não seja tão popular quanto outras ferramentas já citadas aqui, o Uxfol.io é uma ótima opção para quem busca inspirações e ótimas ideias para inovar em projetos de UX.

Aqui o grande diferencial é que os projetos não são encontrados aos montes (com listas com rolagem infinitas) e, sim, em formato de indicações dadas pela própria plataforma, apontando os principais criadores de conteúdo dentro dos seus domínios.

Outro grande diferencial é o funcionamento em forma de ‘criador de sites’: no Uxfol.io, os artistas criam suas próprias páginas de portfólio, que são publicadas na interface da ferramenta em formato de site, gerando uma URL específica para cada perfil criado na plataforma.

Brazucas de plantão!

Sim, o Brasil também tem grandes referências do mercado e muito conteúdo qualificado com dicas de grandes profissionais e marcas!

Brainstorm 9

A galera do B9 é bem famosa no mundo da internet. Talvez você não os conheça pelo nome assim, por extenso, mas muito provavelmente já ouviu a sigla sendo citada por uma simpática voz na abertura de um dos podcasts apadrinhados ou criados pelo portal.

Braincast, The Shift, Naruhodo, Código Aberto e Zing são apenas alguns dos grandes sucessos da B9. E, como você poderá perceber ao consultar os catálogos destes programas, a especialidade do grupo é falar sobre Tecnologia, Marketing e – por que não? – Design.

No blog B9 há uma área dedicada exclusivamente às referências criativas, que podem fornecer bons insights e ‘salvar a vida’ de muita gente na hora de colocar a criatividade para funcionar.

Designerd

O nome é bom, e o conteúdo, melhor ainda! Designerd une a criatividade e leveza dos seus bons redatores com uma seleção de temas sempre ligada aos assuntos mais atuais do mercado. Aqui, a especialidade não é UX, mas as referências também não faltam.

Passeando pelas páginas do blog, é possível conhecer bons conteúdos sobre diversas áreas do design, o que renderá algumas boas horas de estudo e anotações em um final de semana.

Focado em ser útil e objetivo, o blog se apresenta de forma bastante didática, funcionando tanto para pessoas já frequentes do mundo do design, como para os marinheiros de primeira viagem que estiverem navegando por aí.

Designer Mão de Vaca

Outro ótimo e criativo nome da lista! Aqui, a praticidade é levada ao pé da letra e, caso você curta trabalhar com ferramentas e conceitos de design já um pouco avançados, vai gostar dos conteúdos e materiais publicados pelo pessoal do DMV.

Com um blog que traz artigos sobre temas diversos do design e ótimas dicas e tutoriais, o DMV conta também com um espaço exclusivo para publicação de projetos de leitores, chamado ‘Inspirações’. Aí não tem erro: é entrar no catálogo e se apaixonar pelas ótimas ideias e sacadas dos projetos publicados por lá.

That’s all, folks!

E é parafraseando um dos projetos mais criativos do mundo do entretenimento que encerramos o artigo de hoje. Mas não fique triste: já estamos preparando mais dicas para postar por aqui na semana que vem, enquanto isso, você pode conferir nossos outros artigos!

Legal, né?!

Até lá, siga de olho em nossas redes sociais e não deixe de se inscrever na nossa newsletter! Prometemos sempre trazer os melhores assuntos para você ficar por dentro do mercado.

Até a próxima!