Se você trabalha com ou tem interesse em design gráfico, sabe o quanto as referências são importantes no processo criativo de marcas e peças de arte. Por isso, nós do Studio61 criamos a série Influências S61 que vai ajudar você a conhecer diversos designers gráficos para se inspirar e enriquecer cada vez mais o seu repertório. Continue a leitura para conferir as indicações de hoje!

Quem são eles?

Para dar início à segunda edição do Influências S61, trouxemos três personalidades do design gráfico que foram e são inspirações para nossa equipe em diversos projetos ao longo de nosso desenvolvimento profissional. Susan Kare, Paula Scher e Magdiel Lopez: cada um com seu estilo, mas todos com trabalhos incríveis! Está pronto para embarcar com a gente nessa? 

Susan Kare 

Para começar, apresentamos Susan Kare pela perspectiva de nosso colega de equipe João, que a define como “madre superiora do design de interfaces e da mais refinada síntese de informação pictográfica”.

Nascida em Nova Iorque, na década de 50, Susan Kare é designer gráfica de interfaces, ilustradora, e pintora. Colecionando diversas contribuições para o mundo artístico, Kare tem como um de seus maiores marcos até hoje, o desenvolvimento de parte da interface gráfica e fontes das primeiras versões do Mac OS. Foi ela também que criou o ícone da tecla Command (⌘), conhecida e utilizada até hoje. Além disso, foi uma das pioneiras no desenho com pixels, ou pixel art. Clique aqui para conferir algumas de suas criações deste estilo. 

Bastante conectada ao universo tecnológico, Susan Kare tem clientes como Intel, Motorola, Sony Pictures e IBM em seu portfólio. 

Mais do que merecidamente, já teve seus trabalhos expostos no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.

“O tipo de figura que quando desenho um ícone, me pergunto ‘como ela faria?’. Pessoa chave na concepção do 1º visual do MacOS, muito de sua criação visionária continua quase intocada mais de três décadas após vir ao mundo.”, comenta nosso colega João.

Podemos perceber o quão influente Susan Kare foi e continua sendo para o mundo do design, não é mesmo? Então acesse aqui o seu site para conhecer ainda mais o trabalho impecável desta profissional revolucionária!

Composição com trabalhos da designer gráfica para se inspirar Susan Kare

Paula Scher

Se você procura designers gráficos para se inspirar e busca uma referência em criações tipográficas, não pode deixar de conhecer Paula Scher. Considerada uma das mais influentes designers gráficas da contemporaneidade, ela nasceu em Nova Iorque e começou sua carreira como diretora de arte nos anos 1970, quando sua ampla abordagem à tipografia ganhou destaque.

Destacando-se justamente pela criação de famílias tipográficas, Scher desenvolveu identidades de marca, materiais promocionais, gráficos ambientais, design de embalagens e publicações para grandes clientes como Citibank, CNN, Tiffany & Co, Microsoft e Coca-Cola. 

Scher também acumula grandes conquistas ao longo de sua carreira: uma delas é o fato de ser a primeira diretora mulher da Pentagram, uma das maiores agências de design do mundo, o que confirma sua relevância e enorme contribuição para esta área.

“Gosto da Paula por ela ser voltada ao movimento pós-modernista. Destaco também os trabalhos tipográficos desenvolvidos e a forma como ela explora a tipografia como elemento gráfico em seus projetos.” conta nosso colega Raul, que considera Paula Scher uma grande inspiração.

Quer conhecer mais sobre seu trabalho? Em seu livro Make It Bigger, Scher fala sobre sua história, o desenvolvimento de seus projetos e sua área de atuação. Além disso, a profissional é protagonista de um dos episódios de Abstract: the art of design, uma série documental da Netflix, com muito conteúdo relevante para quem curte design em seus diversos estilos. Vale a pena assistir e acompanhar as criações pela perspectiva da própria autora. E para acrescentar, não deixe também de conferir seu perfil no Behance!

Composição com trabalhos da designer gráfica para se inspirar Paula Scher

Magdiel Lopez

Se você curte cores vivas, um estilo surreal e moderno, Magdiel Lopez será, com certeza, uma de suas inspirações a partir de agora!

Nascido em Havana, o designer ganhou notoriedade por seu trabalho após uma série chamadaA Poster A Day, quando postou uma arte por dia em seu Instagram durante um ano. Este projeto foi tão importante que o fez ser destaque pela New York Times, Cosmopolitan, Entrepreneur e Awwwards. Bateu curiosidade? Aproveite para acessar aqui seu perfil do Instagram e se encantar com as criações deste artista.

Trabalhando na área criativa há cerca de 15 anos, Magdiel tem uma mente inovadora e chama a atenção de quem vê suas colagens fotográficas, ilustrações e projetos de animação. O profissional coleciona parcerias com grandes empresas como Apple, Nike, Absolut Vodka e MTV, e hoje vive em Dallas, onde administra sua própria agência de criação, a Belmont Creative.

“Foi uma das minhas maiores inspirações há uns anos. O trabalho dele foi responsável por me trazer a esse tipo de arte digital. Essas peças surreais com gradientes e uma pitada de tipografia me agradavam demais!” comenta Breno, membro da equipe de arte do Studio61.

Assim como foi para Breno, o trabalho de Magdiel Lopez pode ser uma grande referência para designers gráficos que curtem um estilo mais moderno. Então não deixe de conferir o Behance e o website deste grande artista!

Composição com trabalhos da designer gráfica para se inspirar Paula ScherStay tuned!

E aí, curtiu nossas indicações? Fique ligado que em breve traremos mais! Caso ainda não tenha acompanhado a primeira edição desta série, clique aqui para conferir outros designers gráficos para se inspirar.

E não se esqueça: siga a gente no Instagram para acompanhar nossos projetos e se inscreva também na nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo de marketing digital e design gráfico!

Até a próxima!