Hoje, em particular, vamos falar da importância do design gráfico para uma estratégia de sucesso e como, aliado a outras ferramentas, ele tende a trazer grandes benefícios para o seu negócio.
Muita gente confunde, mas ‘Marketing’, ‘Propaganda’ e ‘Design’, apesar de atuarem em conjunto em estratégias de comunicação, são áreas diferentes, cada qual com sua particularidade e papel na busca pelos objetivos de uma marca em sua jornada de crescimento. Por isso, é fundamental entender com precisão o que são elas e o que cada uma pode fazer pelos seus resultados.

Quer saber mais? Pegue o bloquinho e a caneta e siga aqui com gente!

Começando do começo: a Identidade Visual

Afinal, é isso que geralmente vem à mente quando falamos do design gráfico: o impacto que um bom visual causa nos materiais e conteúdos de um negócio e, claro, como ele contribui para a manutenção de uma comunicação linear e coerente com relação à personalidade da empresa e àquilo que o público quer ver partindo dela.

Mas o que é essa tão falada Identidade Visual?

Bom, ela é uma das principais formas de uma empresa ser reconhecida no mercado. Personalidade, identificação com o público e uma leitura agradável de elementos gráficos são algumas das principais vantagens dessa ferramenta do design.

Quer um bom exemplo? Então vamos fazer um exercício (bem rápido):

Imagine (sem busca, consulta ou pesquisa) uma garrafa do tipo KS. São inúmeras as marcas de refrigerantes que distribuem seus produtos neste tipo de recipiente, mas podemos arriscar – com certa precisão – que você imaginou uma certa com rótulo vermelho, que não precisa nem de imagem para sabermos a que empresa ela pertence.

Enfim, como pode ver, a Identidade Visual pode ser resumida, basicamente, em encontrar recursos e padrões que permitam uma gestão eficiente da imagem da marca e com isso torná-la mais familiar ao público de forma mais natural, reforçando ainda mais este conceito com o passar dos anos.

Concorda que esse é um case de sucesso de trabalho com a identidade visual? E olha que nem falamos o nome da marca!

Próxima!

Mas como medir a eficácia dessa Identidade Visual?

A identidade visual é composta por elementos que identificam e comunicam ao público os ideais, valores e objetivos da marca. Uma identidade visual confusa também confunde o público, e o afasta da empresa.

Um bom trabalho visual permite à marca almejar ganhos intangíveis (como o gosto do público) e até tangíveis (como a melhora dos resultados a partir dessas boas práticas).

Vamos conferir quais seriam estes ganhos?

Identificação e reconhecimento: Uma identidade visual bem pensada e definida depende de cores, tipografia, logos e slogan ligados ao nome de sua marca, fazendo com que ela seja facilmente lembrada. Vamos a outro exemplo (agora uma concorrente da primeira marca de que falamos acima): observe o logo abaixo:

Quanto tempo você levou para identificar a marca à qual ele pertence, mesmo que não haja qualquer identificação ou menção escrita a ela?Este logo foi criado por profissionais que pensaram em tudo, desde seu formato até suas cores, para facilitar o caminho até a lembrança de marca e torná-la, como citado anteriormente, familiar ao público.

Vendas: Uma pesquisa feita pela SmarTalk aponta que 89% das empresas afirmam que o investimento em design aumentou o seu faturamento, sendo 50% deste investimento feito diretamente em design gráfico. Isso mostra não somente uma maior valorização das empresas aos aspectos visuais do seu negócio, mas também nos ajuda a compreender que uma boa identidade pode trazer impactos relevantes sobre os resultados de uma marca, com ganhos diretos em vendas e faturamento.

 

A primeira impressão…

É a que fica! Pois é, você pode até não concordar com o ditado, mas certamente já o ouviu ser dito muitas vezes, em diferentes contextos.

E, sim, no mundo do design gráfico, ele também pode ser muito bem aplicado. Afinal, como falamos há pouco, a importância do design gráfico em muito remete ao impacto visual gerado com peças e materiais da marca e à forma como ela se mostra ao público, seja no dia a dia, seja em campanhas e ações específicas e de maior relevância.

E todo esse impacto em muito se deve à atuação do design gráfico! A cada ano, novas campanhas e peças publicitárias surgem e causam nosso encanto e apreciação, em muito pela criatividade e sensibilidade dos profissionais que estão por trás delas.

Por isso, muito além do seu logotipo ou do cartão de visitas que você usa na empresa, o papel do design é trazer personalidade à sua marca e, por meio das suas boas práticas, causar as melhores impressões sobre o público – não somente fazer o dever na primeira!

Daí surge a importância de investir no design gráfico: ele dá à sua empresa um visual atrativo, mensagem e voz claras, e a certeza de um investimento com retorno e que fará com que sua marca seja reconhecida no mercado!

E aí, gostou?

Sim, são muitos os benefícios do design gráfico para uma marca. Desde os mais subjetivos aos mais tangíveis e mensuráveis.

E prometemos trazer sempre por aqui dicas importantes que te ajudem a compreender cada vez mais este mundo do design e do marketing digital.

Aliás, você já viu o artigo que temos por aqui sobre os elementos importantes para criar sua identidade visual?

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Até a próxima!