Se você é um adepto do universo dos videogames, com certeza já obteve um ‘troféu’ ou ‘conquista’ ao realizar determinada ação ou objetivo enquanto jogava um game para relaxar durante seus momentos de lazer.

Afinal, nada mais merecido e recompensador do que conquistar um prêmio especial por derrotar aquele ‘chefão’ casca grossa ou passar daquela fase difícil depois de inúmeras tentativas, não é mesmo?

Mas talvez o que você não saiba, é que todo o desafio e sistema de recompensas presentes nas franquias mais populares de videogame, também podem ser utilizados como estratégia de marketing para a sua marca ou empresa.

Como? A resposta é gamificação, e a seguir você conhece um pouco mais sobre essa estratégia e suas vantagens para gerar mais engajamento com seu público alvo.

O que é gamificação?

Gamificação, termo originado do inglês ‘gamification’, é uma estratégia de marketing que se utiliza de elementos presentes em games, sejam eles virtuais ou não, como regras estabelecidas e sistemas de pontuação e recompensas para a criação de um ambiente lúdico aos prospects e consumidores.

Com isso, você é capaz de criar mecanismos que estimulam e engajam seu público a cumprir determinadas etapas com base em seus objetivos de comunicação estabelecidos, como por exemplo, realizar uma ação para progredir no funil de conversão, sendo recompensado por isso com um brinde, que pode ser um ebook ou outro tipo de material exclusivo, pontos que podem ser trocados por benefícios, dentre outros.

Como surgiu o conceito de gamificação?

Ao longo dos anos, o comportamento dos consumidores mudou e, com base nessas mudanças, os profissionais de marketing perceberam a importância de, muito mais do que produtos ou serviços, oferecer experiências para seus clientes.

Com isso, os profissionais passaram a compreender melhor a importância da utilização de conceitos e sistemas presentes nos games para oferecer uma melhor experiência para estes clientes, tornando um processo que por vezes é tedioso e desestimulante em uma experiência divertida e recompensadora.

Vantagens da gamificação

Em tempos de marketing digital, sabemos que, quanto maior o engajamento da sua marca no ambiente digital, maior também serão seus leads convertidos em vendas. E com base na persona definida para sua marca ou produto, você é plenamente capaz de criar uma estratégia de gamificação para engajar o público certo e converter estes leads, portanto, se você busca um diferencial competitivo para o seu negócio, o caminho ideal pode ser a gamificação.

Mas não é só isso. Além do engajamento e a fidelização de clientes, a aplicação de uma estratégia de gamificação também possui outras vantagens para a sua empresa.

Confira:

Alcance
Apesar dos diversos meios pagos disponíveis para impulsionar suas campanhas ou ações, a melhor forma de viralizá-las, continua sendo o bom e velho boca a boca. Afinal, quem aí nunca compartilhou uma propaganda legal com um conhecido ou parente?

Este alcance orgânico é gratuíto e aplicar uma estratégia de gamificação em suas campanhas pode contribuir – e muito – com o alcance de sua marca, isso porque as premiações e modelo descontraído das ações possuem alto potencial de compartilhamento.

Inclusive, uma das etapas de sua estratégia pode ser justamente para que os clientes compartilhem a ação em suas redes sociais ou convidem os amigos para participar.

Dados
A coleta de dados precisos de clientes e prospects é uma dos desafios mais difíceis dos profissionais de marketing, isso porque as pessoas não se sentem confortáveis em compartilhar seus dados e informações com empresas.

E sabemos que, nesta era, dados são o ‘novo petróleo’, sendo assim, novas estratégias surgiram para estimular o consumidor a fornecer seus dados, dentre elas, a gamificação.


É muito comum, por exemplo, a utilização de landing pages com formulários para esta coleta, onde, ao final do preenchimento, o usuário é recompensado com o download de um ebook, infográfico ou outro tipo de material rico como ‘premiação’ por sua ação.

Esta seja talvez uma estratégia que você já utiliza em sua empresa, não é mesmo? E apesar do conceito total ser muito mais amplo e possuir diversas etapas, não deixa de ser uma forma de gamificação.

Aplicação de estratégias de gamificação

Como você já conferiu acima, a gamificação é uma ótima estratégia para melhorar seu relacionamento com clientes, aumentar seu alcance e engajamento e coletar dados importantes, porém, esta é uma estratégia versátil que pode render bons resultados também dentro de sua empresa!

A gamificação é uma estratégia amplamente utilizada por departamentos de RH e gestores de equipes, principalmente de vendas, em todo o mundo para motivar e recompensar funcionários com base em suas metas e objetivos.

Resumindo, a adoção de uma estratégia de gamificação, tanto para suas campanhas e ações, quanto para sua equipe, é o casamento perfeito para aumentar seus índices!

Como criar minha estratégia de gamificação?

Quer colocar a mão na massa e desenvolver uma estratégia de gamificação em sua empresa? Fique tranquilo(a), você não precisa ser nenhum expert na criação de games e mecânicas complexas, porém, alguns conceitos e técnicas devem ser levados em conta para isso.

Vamos conferir?

Storytelling
Uma boa história é fundamental para captar e prender a atenção de seus consumidores com o tipo de jogo que você pretende criar. Nunca se esqueça de atrelar sua boa história aos conceitos de gamificação, como progressão e recompensas para conquistar o engajamento desejado.

Níveis
Por falar em progressão, este é um dos pontos fundamentais de toda e qualquer estratégia de gamificação. Separe sua história por níveis, dos quais os clientes poderão progredir ao realizar certas ações. Isso é muito importante para despertar o sentimento de progresso e recompensa por parte dos clientes em sua estratégia. 

Prazos
Estipule prazos para que os clientes possam realizar as ações para progredir de nível. Isso cria senso de urgência e não deixa com que sua campanha caia no esquecimento. Uma boa estratégia também, é oferecer recompensas diárias por login, estratégia amplamente utilizada  em sistemas e softwares de computador.

Selos e Títulos
Como já mencionamos, um dos principais objetivos de uma campanha com base em gamificação é fazer com que o cliente sinta-se recompensado e motivado por interagir com você. Por isso, algo muito comum neste tipo de estratégia é a premiação com selos e títulos para os usuários de acordo com seus estágios no game. Você provavelmente já viu algo assim em fóruns de internet, não é mesmo?

Ranking

Além dos selos e títulos, nada mais satisfatório e recompensador do que ver nosso nome na primeira posição de um ranking. Por isso, crie rankings para reconhecer os clientes mais engajados e divulgue-os para estimular outras pessoas a cumprirem as ações desejadas e terem seus nomes exibidos no ranking também.

E aí, preparado para aplicar a gamificação em sua empresa? Aperte ‘start’ e mão na massa!

Stay tuned!

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