Veja como atrair e conquistar seus clientes oferecendo o conteúdo certo no momento certo com a estratégia de marketing de conteúdo!

Desde o seu surgimento, com a democratização da internet, o marketing digital possibilitou uma infinidade de novas estratégias e ações. As possibilidades são tantas que, o marketing digital como conhecemos hoje, nada mais é que o conjunto de diversas ramificações e estratégias diferentes que, somadas, compõem este vasto e fantástico universo.

Sua importância é tanta que, atualmente, a empresa ou negócio que ainda não atua no digital está com os dias contatos ou, em muitos casos, já nem existem mais.

Sendo assim, em um universo extremamente povoado, onde uma infinidade de marcas disputam a atenção dos consumidores 24 horas por dia, como sair na frente e obter o reconhecimento e a visibilidade que irão alavancar suas vendas?

A resposta: marketing de conteúdo!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Uma das mais modernas e eficazes técnicas de marketing para a atração e conquista de seu público-alvo, o marketing de conteúdo, como o próprio nome já diz, é um conjunto de estratégias com o objetivo de engajar seu público e agregar valor à sua marca por meio de conteúdos relevantes.

O objetivo primário de uma estratégia de marketing de conteúdo é atrair a atenção do seu cliente, inserindo-o aos poucos no universo de sua marca. Muitas marcas focam tanto em divulgar seus produtos, que esquecem trazer o foco de suas comunicações para os desejos do consumidor, pulando etapas valiosas da Jornada do Cliente.

marketing de conteúdo

Sendo assim, definindo uma estratégia de marketing de conteúdo, você desenvolve conteúdos para cada um dos estágios do funil de conversão para se conectar com seu cliente, seja qual o for o estágio em que ele se encontra, oferecendo em seguida, mais e mais conteúdos para que este avance nas etapas do funil até tornar-se um lead e, futuramente, atingir o objetivo principal: tornar-se um cliente.

Na prática:

Exemplificando, de uma forma bem resumida, imagine que você possui uma concessionária. Seu cliente está pensando em trocar de carro e vai até o Google, ou outro mecanismo de busca, a fim de pesquisar um pouco mais sobre as opções disponíveis no mercado e se depara com um post de blog com o seguinte título:

“Os melhores modelos de carro para investir em 2020”

Clicando no post, ele irá conferir uma relação de modelos com todos os prós e contras de cada um listados para que possa analisar e decidir aquele que mais se enquadra em suas necessidades.

Em cada modelo presente no artigo, existe um hiperlink, que direciona para a página correspondente no site de sua concessionária. Perceba que você impactou seu cliente no primeiro estágio da jornada do cliente, e ainda ofereceu links de saída caso ele deseje se aprofundar um pouco mais nos modelos disponíveis em seu site ou outros conteúdos em seu blog.

Com o seu conteúdo, você prestou um serviço ao cliente, auxiliando-o no momento em que precisava e agregando assim, muito mais valor para sua marca na percepção do mesmo, o que pode ser um fator crucial para que o cliente opte por fechar a compra de seu novo veículo em sua concessionária.

Mas este é só o começo…

Como já demos um pequeno spoiler ao mencionar a jornada do cliente e o funil de conversão, não há como falar sobre marketing de conteúdo sem falar de inbound marketing, visto que o marketing de conteúdo é uma pequena parte do enorme guarda-chuva de estratégias deste segmento.

marketing de conteúdo

Em resumo, a principal característica de uma estratégia de inbound marketing é criar uma conexão com seu cliente da forma menos invasiva ou abrupta possível. Com sutileza e um passo de cada vez, você vai aos poucos entrando no radar do cliente e fazendo com que o mesmo vá avançando por cada etapa do funil até estar preparado para receber uma comunicação de venda mais agressiva ou o contato de um de seus representantes comerciais.

As etapas que compõem a estratégia de inbound marketing são:

Atrair

Converter

Vender

Encantar

Em sua estratégia de marketing de conteúdo, toda a sua comunicação será baseada em cada um desses 4 estágios, ou seja, você terá conteúdos com o objetivo de atrair, converter, vender e encantar.

A seguir, você confere exemplos de conteúdos, levando em consideração o exemplo anterior da concessionária, para cada estágio a fim de entender melhor cada um deles:

Atrair

“Os melhores modelos de carro para investir em 2020”

Este será seu contato inicial com o cliente, que busca respostas para dúvidas específicas em relação às suas necessidades.

Converter

“05 motivos que fazem do novo Chevrolet Onix o carro ideal para você!”

O estágio de conversão é onde você pode se aprofundar um pouco mais em seus produtos, mas ainda assim, sem ofertá-los diretamente ao cliente.

Vender

“Condições especiais de financiamento. Vem conferir!”

Com o lead mais preparado e nutrido de conteúdos relevantes, você já poderá ofertar produtos ou condições especiais relacionadas à venda de veículos neste momento onde o cliente está próximo de tomar a sua decisão.

Encantar

“Cuidados que você precisa ter com o motor do seu carro no inverno”

A jornada do cliente não termina quando uma venda é concretizada. Uma comunicação pós-venda eficaz é fundamental para que seu cliente torne-se um ‘advogado de marca’, recomendando seus serviços e produtos para amigos ou pessoas próximas.

 

Quais os benefícios o marketing de conteúdo pode trazer para o meu negócio?

Agora que você já conhece os principais objetivos e o modelo de uma estratégia de marketing de conteúdo, que tal conferir os reais benefícios que ele pode trazer para sua empresa?

Aumento de tráfego
As empresas que investem na produção de conteúdo possuem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seu site, de acordo com um levantamento realizado pela Rock Content.

Considerando que o Google é o principal mecanismo de busca utilizado no mercado, estar bem posicionado na plataforma é essencial para obter mais tráfego em seu site e, consequentemente, gerar mais oportunidades de negócios.

Produzindo conteúdos relevantes para cada um dos estágios em que seu cliente se encontra, você é capaz de melhorar -e muito- a indexação de seu site no Google e demais buscadores da web.

Reconhecimento
Quem nunca se sentiu aliviado de encontrar uma solução ou resposta para uma dúvida ou problema complexo na internet? Conteúdos desse tipo, principalmente nas fases de atração e conversão, são fundamentais para gerar valor e reconhecimento (brand awareness) para a sua marca, fazendo com que sua percepção pelo público seja muito mais positiva em relação aos seus concorrentes.

Engajamento
Um conteúdo relevante possui uma alta probabilidade de ser compartilhado, aumentando assim, o engajamento de sua marca de maneira orgânica para atrair cada vez mais leads e clientes para o seu negócio.

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Leads e vendas
Por falar em leads, com uma estratégia de marketing de conteúdo, você tem muito mais recursos para captá-los e, ainda mais importante, fazê-los progredir no funil até a concretização de uma venda, tornando-se assim, uma conversão.

Leia também: “CRO: entenda como aumentar taxas de conversão!

Custo de Aquisição de Clientes
Uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser muito mais eficaz (e barata) em relação à divulgação do seu negócio em mídias pagas ou uma equipe comercial inteira realizando ligações e mais ligações.

Mas calma, isso não significa que você deve abrir mão dessas estratégias. Munindo sua equipe de vendas com os materiais de conteúdo, por exemplo, você torna o atendimento ao cliente muito mais prestativo.

Conclusão

Se você chegou até essa postagem, é por que com certeza ainda não tinha claro em mente o que significava marketing de conteúdo, não é verdade?

E se você leu atentamente toda a publicação, certamente notou que esse conteúdo tem o objetivo inicial de educar aqueles que estão tendo o seu primeiro contato com o conceito de marketing de conteúdo, sem termos técnicos ou exemplos complexos, estando enquadrado na etapa de ‘atração’ na estratégia de inbound marketing.

Através dos hiperlinks, você também pôde conferir outros materiais publicados em nosso blog para se aprofundar mais e mais no assunto, ou seja, progredindo na jornada do cliente.

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Até a próxima!