Organização de tarefas, tempo e recursos que facilitam a sua rotina são algumas das vantagens de investir em ferramentas de marketing digital.

Se em tempos de normalidade, as ferramentas de marketing digital já eram uma mão na roda para os profissionais da área, atualmente, elas ganham ainda mais relevância e importância onde, mais do que nunca, os negócios estão sendo conduzidos de forma 100% online.

O que já era constante, como um email marketing substituindo um panfleto impresso, por exemplo, agora é uma necessidade. O offline, que já estava sendo substituído a passos largos pelo digital, agora está obsoleto em tempos de isolamento social.

Melhores ferramentas marketing digital

Em um cenário como esse, os profissionais que já atuavam com marketing digital não demoraram a se adaptar ao novo momento. Por outro lado, outros milhares de profissionais estão tendo que se reinventar e, de uma vez por todas, migrar para o digital.

Toda essa mudança de cenário traz consigo também uma mudança de metodologias e processos, o que exige aprendizado e adaptação. Porém, o mercado de marketing digital não é algo novo, longe disso, e já conta com diversas ferramentas e softwares úteis para a rotina e gestão de canais sociais do profissional de marketing.

São ferramentas que auxiliam na organização de tarefas, gestão de tempo, gestão de redes sociais, projetos e até mesmo auxiliam você a cobrar o preço certo por seus serviços de marketing digital.

A seguir, selecionamos uma lista de ferramentas úteis para a rotina dos profissionais de marketing digital separadas por categorias que, com certeza, tornarão o seu dia a dia no trabalho muito mais fácil e produtivo.

Vamos conhecê-las?

1 – Organização

Com uma demanda de trabalho cada vez mais crescente, a organização é um ponto importantíssimo para garantir um bom andamento de seu trabalho e a pontualidade nas entregas dos projetos de marketing digital para seus clientes.

Investir em uma solução que ajude a organizar seu tempo e tarefas é investir também em sua produtividade. Com listas de tarefas organizadas em checklists ou metodologia kanban, um método de organização baseado em colunas onde as tarefas progridem de acordo com seu estágio de desenvolvimento ou conclusão, você passa a ter um panorama completo de suas obrigações, prazos e estágio de cada tarefa, tendo as informações necessárias para adiá-las, delegá-las ou priorizá-las.

Melhores ferramentas marketing digitalAlguns bons exemplos de ferramentas de organização são o Trello, que utiliza cards de tarefas que podem ser tagueadas e delegadas exibidas em um calendário ou colunas de estágio, o runrun.it, uma ferramenta de time sheet que contabiliza o tempo de execução de cada tarefa e também utiliza a metodologia de colunas do kanban e o Asana, um sistema onde você pode criar tarefas com checklists de cada etapa do projeto.

E por falar em time sheet, esta é uma funcionalidade extremamente útil para gestão. Além de contabilizar as horas de esforço dedicadas em tarefas e projetos, ela auxilia também na geração do custo-hora dos serviços que você oferece, podendo assim, gerar todo um histórico para permitir que você cobre um preço justo para os projetos de marketing digital de acordo com a demanda de horas que ele exige.

2 – Social Media

Atualmente, com uma infinidade de canais e redes sociais fazendo parte da estratégia de marketing digital de seus clientes, não seria nada mal uma ferramenta que concentrasse a gestão de todos esses canais em um único lugar, não é mesmo?

Convenhamos que não é nada prático acessar individualmente em cada rede social para publicar as postagens manualmente e, por isso, diversas ferramentas foram criadas para unificar o acesso e a publicação de conteúdos nos perfis de seus clientes.

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Outro grande benefício dessas ferramentas é a possibilidade do agendamento de postagens, o que permite um planejamento e a criação de um cronograma de publicações a longo prazo, além de, claro, evitar que você acesse as redes sociais fora de seu horário de trabalho ou aos finais de semana apenas para publicar determinado post.

As funcionalidades são as mais variadas possíveis. Existem aquelas que apenas cumprem o papel de agendar as postagens e a possibilidade de responder as mensagens inbox e existem outras mais completas que, além de cumprir esse propósito, fornecem também dashboards com métricas e dados relevantes capazes de oferecer ótimos insights para suas estratégias de marketing digital, como dados demográficos de seu público alvo, publicações com maior engajamento, crescimento dos canais, dentre muitos outros.

Boas ferramentas de gestão de redes sociais que você pode conferir são o mLabs, mais completa que, além de agendar postagem também oferece métricas, o Hootsuite, RD Station, uma ferramenta de gerenciamento de leads que também permite a gestão de canais sociais e o Scup, que tem como ponto forte a análise de sentimento e percepção de sua marca nos canais sociais e contribuir com decisões mais assertivas na estratégia de marketing digital de seus clientes.

3 – SEO

Uma estratégia fundamental para bons resultados em marketing digital que, quando bem utilizada, pode trazer ótimas conversões -tanto pagas quanto orgânicas- é o SEO, que nada mais é do que a utilização de palavras-chave relevantes que melhoram a sua posição e indexação em buscadores como o Google, por exemplo.

Melhores ferramentas marketing digitalMas como escolher as melhores palavras-chave para o seu negócio e saber que seus conteúdos estão com o volume necessário para obter a melhor posição nos buscadores? Bom, algumas ferramentas podem te ajudar!

O SEM Rush, por exemplo, permite que você pesquise as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio ou serviços de modo que você construa seus conteúdos e anúncios com base nelas, além de conferir o custo por clique (CPC) mais vantajoso. Ferramentas como o Moz e o Google Trends também cumprem muito bem essa função e podem auxiliá-lo a gerar mais tráfego para o site de seus clientes.

4 – Automação e Inbound Marketing

Estar presente, e com a comunicação certa, em todos os estágios do funil de conversão de seus clientes é essencial para uma boa estratégia de marketing digital e, por isso, uma ferramenta que auxilie você a identificar os estágios de seus leads no funil e comunique-se da maneira certa com eles em cada etapa é de extrema importância.

Por outro lado, a gestão de leads em cada uma dessas etapas exige um enorme esforço e demanda de estratégias e peças de comunicação voltadas especificamente para essas etapas. É aí que entra a automação de marketing, outra funcionalidade essencial para o gerenciamento de seus leads e campanhas de Inbound Marketing.

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Ferramentas como o RD Station, Mailchimp e o Mautic permitem que você capte leads através da criação de landing pages e formulários além de permitir que você os organize e categorize-os de acordo com seus estágios no funil de conversão, partindo agora, para a próxima etapa de sua estratégia: a nutrição.

Criando linhas de automação específicas para suas bases de leads, você pode criar, dentro das próprias plataformas, peças de email marketing com conteúdos específicos para a nutrição desses leads, fazendo com que avancem pelo funil até estarem prontos para receber uma ligação das equipes comerciais para a conversão do lead em um cliente.
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E você? Quais ferramentas utiliza para uma gestão de marketing digital mais efetiva para os seus clientes? Tem alguma dica bacana para compartilhar? Comente!

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